quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Produtora do Second Life aposta agora no mercado corporativo
Depois de fazer sucesso como uma plataforma de entretenimento para o público em geral, o aplicativo de realidade virtual ganha modificações para criar um ambiente que possa ser usado por empresas, como um novo método de comunicação. Mas ainda há algumas limitações.
De acordo com o site Information Week, o Second Life tem atraído o interesse de algumas empresas que dizem que o mundo virtual pode permitir uma colaboração mais rica que as convencionais chamadas de teleconferência ou videoconferência.
Um dos principais obstáculos é o fato de que o programa foi desenvolvido para funcionar como um serviço em servidores da Linden Lab, produtora do software. Isso pode causar desconfiança por parte de algumas empresas, por causa da confidencialidade que a conversas podem ter, além dos crescentes casos de roubo de conteúdo.
Para eliminar esse problema, a empresa oferece uma versão beta do Second Life Enterprise, um dispositivo de hardware que as empresas podem instalar em seus próprios centros de processamento. O aparelho permite que o Second Life seja executado em suas próprias redes, sob todas as regras de segurança e acesso.
A versão para clientes corporativos não faria, portanto, conexões com os servidores da Linden Lab. Segundo o site Digital Trends, o presidente da empresa, Mark Kingdon, afirmou que o desafio é desenvolver uma solução que se encaixe perfeitamente nas redes existentes dos clientes, além de resolver os desafios reais de negócios.
Para atender o interesse de gigantes como a IBM, a Naval Undersea Warfare Center e Northrop Grumman, o aplicativo irá oferecer sete regiões pré-programadas, incluindo um grande auditório para reuniões mais importantes (que deve ser capaz de suportar centenas de avatares) e caixas de proteção para testes.
Uma oitava região e os avatares pessoais podem ser customizados. O sistema comporta até 800 usuários simultâneos. A Linden Lab espera que a versão beta seja testada durante os últimos meses de 2009 e planeja anunciar a edição final em março do ano que vem.
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